sábado, 12 de maio de 2018

Israel aumenta a segurança de Jerusalém antes da mudança da embaixada dos EUA

A polícia israelense está coordenando os serviços de segurança com os EUA antes da mudança da embaixada americana de Tel Aviv para Jerusalém, marcada para 14 de maio, disse o porta-voz da polícia de Israel, Micky Rosenfeld.
"Extensas medidas de segurança serão implementadas ao longo desse período e, ao mesmo tempo, a polícia israelense estará realizando medidas de segurança, não apenas na área de Jerusalém, onde estamos agora, mas também nas áreas de perímetro, a fim de evitar a ocorrência de incidentes", Rosenfeld disse à CBN News.
O presidente Trump reconheceu Jerusalém como a capital de Israel em dezembro passado e, em fevereiro, anunciou que a embaixada se mudaria em maio. Na última segunda-feira,
a Casa Branca divulgou os nomes de sua delegação oficial. Embora o presidente Trump não participe das cerimônias de abertura, seu genro e conselheiro sênior Jared Kushner e sua filha, Ivanka, estão entre os delegados que representarão os Estados Unidos.
O movimento histórico ocorrerá no dia seguinte ao da comemoração do Dia de Jerusalém pelos israelenses, marcando a reunião da capital sob a soberania israelense há 51 anos, resultado da Guerra dos Seis Dias. Segundo o calendário gregoriano, Israel declarou sua independência em 14 de maio de 1948 - há 70 anos.
O local escolhido para a nova embaixada é, na verdade, a Unidade de Serviços ao Cidadão Americano do Consulado Geral dos EUA em Jerusalém, abrigado em uma nova instalação no bairro de Arnona, na capital. Concluída em 2010, é a mais nova instalação do governo americano na cidade (muito mais recente que o atual prédio do consulado, construído em 1855).
De acordo com uma fonte americana, o prédio precisava de algumas atualizações de segurança, mas elas eram "relativamente modestas".
Após os ataques às embaixadas dos EUA na África em 1998 e instalações do governo dos EUA em Benghazi, na Líbia, em 2012, o governo dos EUA implementou novas medidas de segurança. A maioria dessas medidas já estava em vigor nas instalações de Arnona.
De fato, há muito poucas mudanças no exterior do edifício. Lâmpadas de rua fortificadas e mais brilhantes foram instaladas no mês passado e uma estrada adicional que leva ao consulado foi acrescentada.
Aqueles que espiam através ou por cima da cerca podem ver algumas outras mudanças.
"Em um dia eles já pavimentaram a estrada, colocaram uma tenda para guardas e milhões de flores", disse um vizinho.
"Está ocupado aqui - caminhões e escavadeiras e pessoas, inclusive a polícia israelense, vieram nos entrevistar sobre quem estará e quem estará aqui no dia 14", acrescentou.
"Há total coordenação com a segurança americana, tanto em termos de melhoria da segurança na área, quanto em câmeras de vigilância para unidades de patrulha", disse Rosenfeld à CBN em uma entrevista do lado de fora do atual consulado.
"Há seguranças extras em ambas as áreas, que já foram implementadas mais de duas semanas antes da mudança e da abertura da embaixada americana, mas, no que nos diz respeito, nossa ênfase principal não será apenas em torno da data em que a A embaixada americana abre as próximas duas semanas", disse Rosenfeld, referindo-se ao Ramadã.
Na noite após a mudança da embaixada, o mês de jejum muçulmano do Ramadã começa. Historicamente, pode ser um momento de alta tensão e maior probabilidade de ataques terroristas.
"Assim, a polícia nacional israelense está implementando a segurança tanto em Jerusalém quanto em outras áreas do país e teremos unidades suficientes, na verdade centenas de oficiais, que patrulharão as diferentes áreas durante essa semana sensível, que exige a nossa atenção", disse ele.
Rosenfeld disse que a segurança estaria no nível mais alto da cidade de Tel Aviv, onde a embaixada dos EUA reside atualmente.
"A segurança em Jerusalém é mais sensível, levando em consideração os bairros próximos que podem ser problemáticos em certos períodos ao longo do ano", disse Rosenfeld.
Jabel Mukaber e Sur Baher, duas áreas árabes em Jerusalém, estão a menos de duas milhas das instalações de Arnona.
Rosenfeld disse que é "tremendamente" importante e significativo que a embaixada esteja se mudando para Jerusalém - um movimento que deveria ter acontecido anos atrás.
"A polícia israelense protegerá a área, protegerá os bairros. Jerusalém é calma e tranquila e continuamos nos certificando de que continue assim", disse ele.
Fonte: cpadnews

Nenhum comentário: