domingo, 13 de agosto de 2017

O Pentecostes e os assembleianos

Quando o Espírito Santo foi derramado à Igreja por ocasião da Festa do Pentecostes, Pedro reconheceu o acontecido como cumprimento da profecia de Joel, ao afirmar categoricamente: “Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel” (Atos 2.16), para em seguida citar a profecia completa nos versículos 17 a 21.
Pedro também, em sua preleção, compreendeu que a capacitação dada pelo Espírito no Pentecostes confirmava a plenitude e o poder da nova aliança pelos méritos de Jesus Cristo: “Deus ressuscitou a este Jesus, do que todos nós somos testemunhas. De sorte que,
exaltado pela destra de Deus e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis” (Atos 2.32-33).
Percebe-se, igualmente, que o apóstolo entendeu o derramamento do Espírito como característica singular da Nova Aliança cuja distribuição dos dons espirituais seria de maneira ampla – filhos e filhas, jovens e velhos, servos e servas (segundo as palavras do Profeta Joel) – e ainda que continuaria sendo derramado na vida daqueles que cressem em Cristo: “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar” (Atos 2.38-39).
Diante dessa experiência e das constatações apostólicas, os assembleianos creem na contemporaneidade dos dons espirituais “porque a promessa diz respeito a todos e a tantos quantos Deus chamar”. E como o derramamento do Espírito deu-se no Pentecostes, os assembleianos preferem ser reconhecidos como “pentecostais”, e não como “carismáticos”.
Tal predileção pode ser explicada por uma tênue diferença no conceito de ambas as expressões. O termo “carismático”, em sua etimologia, significa que todos os dons são concedidos por Deus segundo a sua vontade. Dessa forma desraigada da crença da contemporaneidade, os dons são sempre carismáticos, ou seja, livremente outorgadosPor outro lado, o entendimento do termo “pentecostal”, entre demais conceitos, é referência àqueles que não apenas reconhecem os dons como dádivas concedidas por Deus, mas também creem em sua contemporaneidade.
Pense nisso!
Douglas Roberto de Almeida Baptista
Fonte: cpadnews.com

Nenhum comentário: